sábado, 15 de novembro de 2008

Origem do Cao

Um dos principais personagens da Menina Morango nasceu em um roteiro que eu escrevi para um projeto do Drégus, falo do personagem Cao. Projeto Phil.
Foi no ano de 1988, eu com 17 anos tinha idéias novas para o Philip Packard, um detitive particular noir em uma Porto Alegre dos anos 80. Phil nasceu da paixão e identificação do Drégus pela personagem David Addison da série de tevê Moonlighiting ( A Gata e o Rato) e a personagem Philip Marlowe de Raymond Chandler. Drégus contrabandeou essas personagens e misturou em seu liquitificador cerebral dando a luz ao Phil.
Li os primeiros roteiros do Phil em 1987, lá no centro de Porto Alegre, na Galeria Chaves, na Lancheria Feira das Frutas. O roteiro Laura foi o primeiro texto que li para a série Phil. Drégus bebia um suco de laranja. ( Isso na época em que ainda nem tínhamos tomado uma gota de álcool. Eramos uns guris nerds de merda. Quem diria? Cleans, ingênuos e puros. Mas nos textos que escrevíamos: homens expêrientes com a mulherada, tragueros, cínicos e cafalhões.). Quando terminei o texto o Drégus perguntou:
"Que achou?"
" Bah...afudê!"
" Mas tu não riu?"
Drégus é o mestre nos diálogos. Mas o Phil, para mim, ainda faltava algo. Faltava o romântismo do Drégus por personagens Noir. Eu achava o Phil o clichê detetive, era bem escrito mas faltava uma alma humana nele. Então, meses depois tive a idéia de um roteiro, escrevi e dei para o Drégus ler.
Foi a minha vez de perguntar:
"E aí? Que achou?"
"Bah... afudê?"

O que fiz foi por a alma do Drégus no Phil e dei um nome brasileiro para ele: Edison Montenegro. Um sujeito que na adolescência era fã dos filmes Noir, fazia quadrinhos com um amigo chamado Cao. Foi aí que nasceu o Cao, o meu alter-ego.
Como a casa do Drégus tem um buraco negro, o roteiro foi perdido, nós postergamos escrever e desenhar a série Phil, salvo algumas poucas hqs desenhadas, crescemos (até parece), fomos mulherengos e bebuns por décadas. Daí, o sonho acabou e viramos tiozinhos, diretores e cineastas. Partimos para o resgate desse meu argumento chamado Pessoas Incertas e fizemos um curta.

Bom, convido a todos pegar uma pastelina e uma cervejinha e assistirem ao curta:

Nenhum comentário: