quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Menina Morango por Alberto Breccia

Curiosamente, uma das primeiras pessoas que eu confidenciei as minhas idéias para a criação da personagem Menina Morango foi Alberto Breccia. Quadrinhista uruguaio um dos melhores autores das histórias em quadrinhos que já existiu. Ele e o roteirista Hector Oesterheld são o verdadeiros criadores do quadrinho adulto. Publicaram séries em historietas como Mort Cinder e Sherlock Time, aventuras de primeira linha de suspemse e horror de deixar qualquer fã de Poe, Borges, Lovecraft de cabelo em pé. Breccia contou que o letrista de Mort Cinder desistiu do trabalho devido ao medo que sentia das páginas desenhadas enquanto letrerava as hqs na noite. Realmente é um climão o Mort Cinder.
Contei para o Breccia que a minha idéia com a Menina Morango era fazer uma série de histórias pelo resto da minha vida, seguir os passos do Hugo Pratt com o Corto Maltese. Enquanto eu falava pelos cutuvelos, Breccia seguia distráido e desenhando. As vezes " el viejo" me mirava secamente. Eu intimidado. Ele notava o meu suor gelado, e gentilmente dizia para eu continuar a charla. Eu disse tudo que podia ali, a minha intensão de exorcizar o processo de separação da minha primeira namorada em páginas de aventuras inspiradas em Julio Cortázar, Raymond Chandler e Sam Shepard. Eu faria da personagem uma prostituta que faz quadrinhos. Mostraria a infância da personagem, a sua vida adulta e a sua morte.
Então perguntei:
" O que o senhor, achas?"

Breccia ergueu uma folha de papel amassada e disse:
" É para vos. Un dibujito mío de tu loco universo, chico."

Eu não acreditei. O "viejo" desenhou a Menina Morango como uma velha prostituta dominadora.

Eu disse:
" Quando eu publicar a série, eu posso publicar o desenho?"

Breccia:
" Hacer lo que queiras, chico. És tujo!"

Estou aqui olhando o desenho, pensando em publicar aqui...será?
Acho que não. Acho que vou guardar como uma surpresa na próxima edição da PeekaBoo.

Nenhum comentário: